Compra Rápida

Minha Sacola

pecas chave

Algodão pima: qual é o diferencial dessa matéria-prima para as roupas?

Utilizar as matérias-primas certas é um passo fundamental para garantir a qualidade dos tecidos de roupas, de forma que sejam suaves e ao mesmo tempo duráveis. Nesse sentido, o algodão pima surge como uma opção diferenciada e uma das mais desejadas no universo têxtil. Mas afinal, o que é algodão pima e o que torna […]

Por: Aviator

4 minutos de leitura

15/12/2023

Utilizar as matérias-primas certas é um passo fundamental para garantir a qualidade dos tecidos de roupas, de forma que sejam suaves e ao mesmo tempo duráveis. Nesse sentido, o algodão pima surge como uma opção diferenciada e uma das mais desejadas no universo têxtil.

Mas afinal, o que é algodão pima e o que torna esse recurso tão importante para a produção de roupas? A seguir, vamos explorar as origens, as características específicas e as vantagens que o tornam uma boa escolha. Continue a leitura!

O que é algodão pima?

O algodão pima é uma variedade de algodão renomada por suas fibras excepcionalmente longas e finas. Esses aspectos conferem ao tecido uma textura suave e uma durabilidade notável, principalmente em comparação a outros tipos de algodão.

Ao longo do tempo, ele se tornou uma exclusividade no processo de fabricação de roupas, uma vez que é mais caro que as opções convencionais e é capaz de conceder mais conforto e resistência. Com o nome científico de Gossypium barbadense, esse tipo de planta algodoeira possui flores em coloração amarela e sementes pretas.

Uma característica única dessa flor é que suas pétalas se abrem ao longo do dia e fecham durante a noite. Com o processo de polinização, as flores murcham e o fruto se desenvolve, o que dá origem às fibras longas e suaves que fazem do algodão pima uma matéria-prima tão especial.

Ao ser cultivado em condições específicas de clima e solo, é possível obter um algodão superior em relação ao tradicional. Isso porque o algodão convencional gera mais emendas quando comparado ao pima, o que consequentemente afeta a durabilidade do tecido, já que as chances de romper os nós são maiores.

Onde iniciou o cultivo do algodão pima?

A história do algodão pima remonta às civilizações antigas do Peru, onde suas propriedades excepcionais foram reconhecidas e cultivadas pelos incas. Esse recurso era cultivado diretamente na natureza. Ao longo do tempo, chamou atenção de povos dos diferentes cantos do mundo.

No entanto, foi no Peru, mais precisamente em Piura, que a produção desse tipo de algodão teve maior impulso, devido aos fatores climáticos que favorecem o cultivo. A região está situada próximo ao deserto de Sechura e à Cordilheira dos Andes, com uma temperatura média de 35 ºC.

Essa temperatura é o clima para a colheita desse algodão. Isso porque a região é afetada por duas correntes oceânicas importantes: o El Niño (quente) e a Humboldt (fria). Elas propiciam a produção de elemento fundamental, o Gossypol, cera que tem a função de revestir as fibras do algodão pima peruano.

Expansão no cultivo

Com o tempo, o algodão Pima encontrou seu caminho para os campos dos Estados Unidos, especialmente no Arizona, na década de 1900, onde as condições climáticas propícias garantiram uma colheita de alta qualidade. Além do Peru, outros países também cultivam essa variedade, como a Índia e a Austrália.

Isso significa que, ao vestir uma peça com algodão pima, você está utilizando muito mais do que um material de vestuário. É um recurso que possui uma história rica, características únicas e uma série de vantagens para o seu cotidiano.

O que torna o algodão pima um recurso especial para as roupas?

Investir em peças de vestuário feitas com algodão Pima oferece uma série de vantagens significativas. Por meio dele, é possível desenvolver peças de roupas com durabilidade maior e garantir mais conforto para quem utiliza. 

Como exemplo, a Aviator tem em sua coleção uma variedade de modelos que utilizam essa matéria-prima de alta qualidade, como as camisetas com algodão pima e a polo pima. Mas quais são os principais diferenciais que esse tipo de algodão confere a essas roupas? Veja a seguir:

  • durabilidade: a fibra longa confere durabilidade às peças feitas com esse tipo de algodão. Isso as torna mais resistentes ao desgaste e em bom estado por muito mais tempo quando comparadas a outras roupas;
  • suavidade: o aspecto suave do pima é resultado das fibras mais longas, que proporcionam uma textura macia ao toque;
  • brilho: o brilho natural confere um aspecto de destaque para as roupas. A luminosidade do tecido destaca as cores de forma única;

De forma geral, é um tipo de algodão mais durável e macio, que proporciona uma experiência de vestir única e duradoura. É um detalhe que beneficia a qualidade visual e estrutural das peças, alinhado às características de cada modelagem.

Aumente sua coleção incluindo a Aviator no seu dia a dia!

Não há dúvidas de que usando o algodão pima você estará investindo em um visual mais refinado e confortável, não é mesmo? Além disso, é um componente muito rico em tradição e qualidade.
No catálogo da Aviator, você encontrará peças confeccionadas com essa matéria-prima e outros diferenciais importantes para presentear alguém querido ou adicionar estilo e conforto ao seu guarda-roupa. Continue em nosso site e aproveite!

Compartilhe

Posts Relacionados